Manaus: Vanessa quer garantia de competitividade para Zona Franca

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) fez um apelo, nesta quarta-feira (1º), para que o governo assegure a manutenção da competitividade da indústria de informática instalada na Zona Franca de Manaus. Ela lembrou que a Medida Provisória 517/10, que seria votada logo depois no Plenário, propõe a extensão de benefícios que eram dados à Zona Franca a outros estados brasileiros.

Com a medida, disse a senadora, é bastante provável que as indústrias migrem para estados da região Sudeste, causando desemprego e trazendo prejuízos ao polo de produção da Zona Franca.

"Com a MP 517 não sei por quanto tempo essas indústrias continuarão instaladas em Manaus porque o incentivo estará no Brasil inteiro. Não queremos a exclusividade de nada, mas também queremos ser competitivos. A indústria só entende número e não nomes", observou a parlamentar.

A senadora mencionou que a Zona Franca tem sofrido modificações ao longo da última década. De acordo com ela, houve um decréscimo na participação da informática no Pólo Industrial de Manaus, de 17% em 2000 para 9% em 2010. Atualmente, acrescentou, existem cinco indústrias no polo que fabricam modem (equipamento para conexão de computadores à internet). Uma vez aprovada a medida provisória, a senadora acredita ser pouco provável a permanência dessas indústrias no estado.

"Fiquei feliz com o que tenho ouvido da presidente Dilma. O presidente Lula foi muito atencioso e responsável com a Zona Franca e a presidente Dilma garantiu que não vai permitir que se tire competitividade de qualquer uma das unidades da federação brasileira. Ontem quando se reuniu com os governadores para tratar da Copa [de 2014] disse que não irá permitir que nada aconteça com a Zona Franca" , relatou.

Vanessa Grazziotin informou que a bancada de senadores e deputados amazonenses reuniu-se pela manhã com o governador do Amazonas, Omar Aziz, e com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para tratar do assunto. Os parlamentares também deverão pedir apoio ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Agência Senado