Sem categoria

Palestinos se manifestarão no domingo na fronteira com Israel

Palestinos se manifestarão no domingo (5) na fronteira israelense em função do aniversário da derrota das tropas árabes ante Israel durante a Guerra dos Seis dias em junho de 1967, anunciou na quarta-feira (1º/6 ) um dirigente do Fatah no Líbano.

"Queremos voltar a nossas terras na Palestina, e por isso programamos uma marcha pacífica no domingo" rumo à fronteira israelense com o Líbano, Síria, Jordânia e a partir da Faixa de Gaza, disse à AFP o chefe do Fatah no Líbano, Munir Maqdah.

O dirigente palestino exortou os capacetes zuis da FINUL, uma força de 12 mil homens empregados na fronteira entre o Líbano e o Estado hebreu, para "manter a segurança deste movimento pacífico".

No dia 15 de maio, a comemoração da "Nakba" (catástrofe, apelo no mundo árabe sobre a criação de Israel em 1948) se deu com enfrentamentos sem precedentes que deixaram 14 mortos por disparos israelenses: 10 na fronteira libanesa e quatro no Golán.

A "Nakba" gerou o êxodo de 760 mil palestinos. Atualmente, com seus descendentes, somam cerca de 4.8 milhões repartidos especialmente na Jordânia, Síria, Líbano e pelos territórios palestinos.

Fonte: Diário Liberdade