Palestinos se manifestarão no domingo na fronteira com Israel
Palestinos se manifestarão no domingo (5) na fronteira israelense em função do aniversário da derrota das tropas árabes ante Israel durante a Guerra dos Seis dias em junho de 1967, anunciou na quarta-feira (1º/6 ) um dirigente do Fatah no Líbano.
Publicado 01/06/2011 19:29
"Queremos voltar a nossas terras na Palestina, e por isso programamos uma marcha pacífica no domingo" rumo à fronteira israelense com o Líbano, Síria, Jordânia e a partir da Faixa de Gaza, disse à AFP o chefe do Fatah no Líbano, Munir Maqdah.
O dirigente palestino exortou os capacetes zuis da FINUL, uma força de 12 mil homens empregados na fronteira entre o Líbano e o Estado hebreu, para "manter a segurança deste movimento pacífico".
No dia 15 de maio, a comemoração da "Nakba" (catástrofe, apelo no mundo árabe sobre a criação de Israel em 1948) se deu com enfrentamentos sem precedentes que deixaram 14 mortos por disparos israelenses: 10 na fronteira libanesa e quatro no Golán.
A "Nakba" gerou o êxodo de 760 mil palestinos. Atualmente, com seus descendentes, somam cerca de 4.8 milhões repartidos especialmente na Jordânia, Síria, Líbano e pelos territórios palestinos.
Fonte: Diário Liberdade