Sepror entrega implementos para comunidade do Careiro da Várzea

Na manhã desta quarta-feira (01), o presidente da Associação dos Produtores Rurais da Costa do Curuçá, Antônio Pinheiro Dantas, recebeu cinco roçadeiras para comunidade localizada no Careiro da Várzea, na sede da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). A entrega de implementos agrícolas reforça o projeto de mecanização do campo do Governo do Estado e faz parte do programa de Infraestutura da secretaria.

Sepror - Jimmy Christian

Além da distribuição de implementos para esta finalidade, a secretaria ajudou a mecanizar cerca de 1 mil hectares no Careiro ano passado. Para este ano, o secretário anunciou a continuação do programa com a ampliação da quantidade de área.

O presidente, Antonio Pinheiro Dantas, agradeceu a doação e disse que a máquina vai possiblilitar a expansão da produção no local. A Costa do Curuçá tem 66 produtores que cultivam repolho, cebolinha, pimenta de cheiro, macaxeira, milho e maracujá.

Segundo o titular da Sepror, Eron Bezerra, a mecanização de área tem duas finalidades: aumentar a produção e diminuir o desmatamento. “Aonde se produz 10 toneladas de mandioca num hectare com a mecanização é possível elevar essa produção para até 40 toneladas na mesma área”, explicou.

“Só haverá produção com sustentabilidade, se houver evolução tecnológica”, salientou Bezerra, que ainda divulgou a aquisição de mini-patrulhas para as comunidades. Em três anos, a Sepror distribuiu 24 equipamentos. A aquisição dos implementos foi possível graças a um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e à emenda da então deputada Vanessa Grazziotin, atual senadora.