Fortaleza e Juazeiro do Norte serão sede do Cine Ceará este ano

De 9 a 16 de junho, o Memorial Padre Cícero e o Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, em Juazeiro do Norte, serão palco, também, da 21ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece em Fortaleza de 8 a 15 de junho. O Festival é promovido pela UFC, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Este ano, o evento será realizado, em Fortaleza, no Theatro José de Alencar, com entrada franca em todas as exibições. Em Juazeiro, o Cine Ceará traz o tema "Religião e Religiosidade no Cinema", homenageando os 100 anos de emancipação política do Município.

O Festival levará ao público mais de 100 produções de cinema e vídeo ibero-americanos, promovendo o intercâmbio entre profissionais de audiovisual de diver-sos países e oferecendo espaço aos novos talentos. Estão previstas, igualmente, as mostras competitivas, seminários, oficinas e mostras especiais de curtas e longas metragens.

Em Juazeiro do Norte, a programação do seminário se inicia com a aula espetáculo do escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, dia 12, no Memorial Padre Cícero. Com o filósofo João Vila-Chã, da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o escritor também irá compor a mesa-redonda em que será debatido o longa-metragem "O Auto da Compadecida", de Guel Arraes, baseado na obra homônima de Suassuna. O encerramento será marcado pela palestra do jornalista e biógrafo cearense Lira Neto, autor de títulos como "Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão".

Outras informações e a programação completa do 21º Cine Ceará podem ser acessadas no site do evento.

Fonte: Portal da UFC