Sem categoria

Peru: Humala ultrapassa Keiko e lidera disputa, aponta pesquisa

O candidato à presidência do Peru, Ollanta Humala, passou a sua adversária, Keiko Fujimori, na última pesquisa nacional de intenções de voto antes das eleições marcadas para este domingo (5). De acordo com o levantamento, realizado pelo Instituto de Opinião Pública da Pontifícia Universidade Católica do Peru, o candidato nacionalista, da coalizão Ganha Peru, registrou 51,8% dos votos, enquanto a conservadora, da Aliança Força 2011, ficou com 48,2%.

Cerca de 19 milhões de eleitores estão convocados para o pleito que teve seu primeiro turno realizado em 10 de abril.

Keiko é filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), preso por violação dos direitos humanos e corrupção, e se manteve à frente de Humala em todas as pesquisas publicadas durante as últimas semanas.

Enquanto ela tem a maioria do seu eleitorado concentrado na capital do país, Lima, o nacionalista tem a preferência da população do interior do Peru.

Na última sexta-feira, uma sondagem divulgada pela empresa Ipsos Apoyo, a candidata conservadora apareceu com 51% da preferência, enquanto o nacionalista ficou com 49%.

Nesta quinta-feira, ambos encerraram oficialmente suas campanhas eleitorais com grandes comícios em praças próximas, no centro da capital peruana. O ato promovido por Humala contou com a presença do ex-presidente, que também concorria ao cargo, Alejandro Toledo, enquanto Keiko trouxe para sua comitiva o ex-ministro da Economia e ex- concorrente, Pedro Pablo Kuczynski, que ficou em terceiro lugar das votações no primeiro turno.

Humala, que registrou maior porcentagem de votos na primeira etapa do pleito, declarou que, se for eleito lutará contra a corrupção, garantirá um sistema de saúde gratuito para os cidadãos peruanos, assim como benefícios para os jovens e um salário mínimo de 750 sóis (cerca de US$ 278).

Keiko, por sua vez, pediu o apoio dos cidadãos para instaurar um governo "de oportunidades e desenvolvimento".

Fonte: Ansa