Sem categoria

López Obrador conclama o povo a transformar o México

Com um chamamento para construir um novo pacto social para salvar o México, o ex-candidato presidencial Manuel López Obrador terminou neste domingo (5) o giro nacional para promover seu Movimento de Regeneração Nacional (Morena).

Durante a manifestação popular, que teve lugar na Praça do Zócalo na capital, o líder político destacou a importância das próximas eleições no estado do México, onde “se está vivendo o primeiro episódio da história que terá seu momento de definição em julho de 2012".

Nesse sentido, pediu aos milhares de seguidores presentes para apoiar o candidato da coalizão "Unidos Podemos Mais", Alejandro Encinas, que segundo Obrador pode melhorar as condições de vida e trabalho da população local, ao passo que a alguns empresários e políticos só "é conveniente manter o povo dominado".

Durante sua intervenção, López Obrador convidou todos os mexicanos a transformar o país, tendo como eixo central o projeto alternativo de nação e no qual se postula, em essência, uma mudança na política econômica.

"Que ninguém diga que não sabe para onde vamos, que ninguém diga que não tem tarefas nesta luta para transformar o México, todos podemos ajudar a orientar, convencer e organizar o povo", sublinhou Obrador.

Depois de saudar a caravana encabeçada pelo poeta Javier Sicilia rumo a Ciudad Juárez pela paz e a justiça, o líder do Morena disse não ambicionar o poder, mas sim lutar por ideais e princípios, assim como pela mudança "o que não depende de um só homem, mas da participação consciente de todos".

Igualmente Lopez Obrador reconheceu acreditar na “não violência, na liberdade e na tolerância”, assim como no povo, sobre o qual assegurou: “ele é o dono e construtor de seu próprio destino".

Segundo uma reportagem do jornal mexicano La Jornada, López Obrador anunciou que no próximo dia 12 viajará a Los Ângeles para realizar um comício na comunidade mexicana dessa cidade estadunidense, além de apresentar o Morena e criar um comitê de base entre os mexicanos ali residentes, com vistas à campanha presidencial de 2012.

Em 28 de abril passado, Obrador iniciou seu giro nacional "Salvemos o México", que incluiu um total de 36 cidades de todo o país, onde realizou manifestações nas praças principais, com a participação de mais de 200 mil pessoas, segundo notícias da imprensa local.

Fonte: Prensa Latina