Vanessa acompanha comitiva do Senado em área de conflito na AM

A comissão externa do Senado formada para acompanhar as investigações dos assassinatos dos agricultores que lutavam contra a extração ilegal da madeira na Amazônia chegou nesta segunda (6), em Porto de Velho (RO), de onde segue para Extrema, distrito localizado a 356 quilômetros da capital rondoniense. Ainda pela manhã os parlamentares se encontraram com trabalhadores rurais e autoridades locais.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que propôs a criação da comissão, diz que a comitiva não só acompanhará as investigações como cobrará punições para os mandantes dos crimes. A comissão ainda vai propor aos governos um elenco de medidas que garantam a segurança, política de regularização fundiária e a presença do poder público na região.

Na região, localizada na divisa dos Estados de Rondônia, Acre e Amazonas, estão os distritos de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã, onde foi morto Adelino Ramos, líder do Movimento Camponês Corumbiara (MCC).

“Toda aquela área é de conflito por possuir grande potencial madeireiro e ainda ter um solo apropriado para a agricultura. Trata-se de uma região de expansão agrícola com a presença de vários imigrantes”, diz a senadora. Segundo ela, na região existe o Projeto de Assentamento Florestal (PAF) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do qual fazia parte Adelino Ramos.

A comitiva, que retorna ainda nesta segunda (6) à Brasília, pretende na próxima semana visitar Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, onde foram assassinados Eremilton Pereira dos Santos e o casal de agricultores José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo. Na região foi morto também, na última quarta (1º), em Eldorado dos Carajás, Marcos Gomes da Silva.

Além da senadora Vanessa e dos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Pedro Tasques (PDT-MT) e Valdir Raupp (PMDB-RO), fazem parte da comitiva o secretário de produção rural do Amazonas, Eron Bezerra, e os representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público Federal (MPF).

Homenagem aos mortos

Nesta terça-feira (7), às 9 horas, será celebrada, na Câmara dos Deputados, uma missa em memória dos quatro agricultores mortos – José Claudio Ribeiro da Silva, Maria do Espírito Santo da Silva, Adelino Ramos e Heremilton Pereira dos Santos.

A iniciativa dos deputados Claudio Puty (PT-PA) e Janete Pietá (PT-SP) visa prestar homenagem aos trabalhadores assassinados recentemente em conflitos de terra no norte do Brasil. A missa será celebrada pelo deputado Padre Ton (PT-RO).