Ministro acata instalação de antenas em áreas de conflitos

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, acatou nesta sexta-feira proposta da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) de solicitar ao Ministério das Comunicações a instalação de antenas de telefonia móvel nas áreas de conflitos rurais na Amazônia. Vanessa participou na manhã desta sexta-feira, em Manaus, de reunião com o ministro e o governador do Amazonas, Omar Aziz.

Na última semana, durante visita da Comissão Externa do Senado Federal ao distrito de Extrema, em Rondônia, o grupo formado para acompanhar as investigações dos assassinatos de agricultores na Amazônia se deparou uma situação de abandono do poder público nas áreas conflituosas.

Durante a visita a Rondônia, o grupo de senadores formado também por Pedro Taques (PDT-MT), Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e Valdir Raupp (PMDB-RO) permaneceu por várias horas sem comunicação por celular. A comissão realizou audiência pública em Extrema para debater os conflitos rurais na região.

“Precisamos que as empresas de telefonia móvel estejam urgentemente com o serviço ativo nas áreas de conflito”, frisou Vanessa Grazziotin, que defendeu também a presença da Força Nacional nestas localidades.

Plano para as fronteiras
O Ministro da Justiça participou da reunião com o governador do Amazonas, deputados e senadores para dar detalhes do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado pela presidente Dilma Rousseff na última quarta-feira. Também foram discutidas ações para solucionar os conflitos agrários na Amazônia.

Entre as ações definidas na reunião, ficou estabelecido que 70 homens da Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e Exército serão deslocados para o município de Lábrea, os conflitos rurais são frequentes.

Da Assessoria de Comunicação