Sem categoria

Fronteira entre Faixa de Gaza e Egito é reaberta após 4 dias

A fronteira de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, foi reaberta nesta quarta-feira (8) após quatro dias fechada devido às discordâncias entre as autoridades egípcias e as do grupo islâmico Hamas, que governa a faixa palestina.

A passagem foi reaberta às 9 horas locais (3 horas de Brasília) e espera-se que 600 pessoas a cruzem durante o dia de hoje, informou a agência de notícias palestina Wafa.

O responsável pela passagem fronteiriça no lado palestino, Ayub abu Shaar, anunciou que será dada prioridade às pessoas que deveriam tê-la cruzado nos últimos dias e que não puderam atravessá-la pelo repentino fechamento.

O governo do Hamas decidiu fechar no domingo Rafah, sua única fronteira aberta ao mundo, até receber explicações das autoridades egípcias pela suspensão das atividades no sábado, e se queixou de que "os mecanismos de viagem no lado egípcio não estão claros". O Egito explicou posteriormente que a interrupção ocorreu por "trabalhos de renovação" em seu lado e "problemas técnicos".

Os desacordos entre as duas partes surgiram apenas uma semana depois de o novo governo do Cairo ter aberto a passagem de forma unilateral e sem a aprovação de Israel nem a presença de observadores da União Europeia, segundo exigia um acordo alcançado em 2005.

Em 2007, após o Hamas tomar o controle da Faixa de Gaza, Israel deixou o acordo em suspenso ao proibir que os observadores europeus, que dormiam em seu território, pudessem chegar ao terminal.

Desde então, a passagem permaneceu fechada e só foi aberta para ocasiões pontuais, pelo que sua reabertura representou um grande alívio para a população da Faixa de Gaza, que sofre há quatro anos um ferrenho bloqueio israelense e não tem outra via para sair do território.

Da Redação, com agências