Sem categoria

Grupo econômico é flagrado pela terceira vez com trabalho escravo

A Esperança Agropecuária e Indústria Ltda., empresa do grupo cearense Edson Queiroz, que pertence a família da esposa do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), foi flagrada novamente utilizando mão de obra escrava. A empresa já consta na "lista suja" do trabalho escravo desde julho de 2010. A última libertação aconteceu em 23 de março deste ano.

A fiscalização, realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), descobriu na fazenda Entre Rios, localizada em Maracaçumé, no Maranhão, 16 empregados vindos da cidade de Turilândia (MA) e Maracaçumé (MA) trabalhando em situação análoga à da escravidão .

Os trabalhadores viviam em um barraco feito com tábuas de madeiras podres, coberto de telhas de barro e zinco, de acordo com Carlos Henrique Oliveira, auditor fiscal da SRTE/MA, que coordenou a ação.

O grupo estava há cerca de um mês no local. Os empregados estavam trabalhando em uma frente de serviço que ficava a 2 km do alojamento e o deslocamento era feito a pé, todos os dias. As condições de higiene e limpeza eram péssimas. Os trabalhadores dividiam espaço com os galões de agrotóxicos, armazenados próximos aos alimentos.

Fonte: Repórter Brasil