Sem categoria

EUA aumentam bombardeios no Iêmen aproveitando ausência de Salé

A adminstração Obama está intensificando sua campanha de bombardeio secreto contra alvos no Iêmen, aproveitando a ausência do ditador do país, Ali Abdulá Salé, que está em tratamento médico na Arábia Saudita.

O jornal americano The New York Times reporta que os Estados Unidos se aproveitaram da ausência do ditador para aumentar a intensidade dos ataques de aviões não-tripulados e bombardeiros sobre alvos supostamente pertencentes a militantes da al-Qaida.

Na semana passada, caças mataram um dos líderes da al-Qaida na região, além de um número significativo de militantes no sul do país. Testemunhas afirmam que quatro civis perderam a vida nos ataques.

O Comando Conjunto de Operações Especiais do Pentágono chefia uma missão secreta na área, junto com a CIA, diz o jornal. Os ataques estão se intensificando à medida que as condições de vida dos iemenitas tem piorado.

O Programa Mundial de Alimentação da ONU reporta que os preços dos alimentos no país dobraram no último ano, causando um aumento significativo do número de pessoas com fome no país.

Ao mesmo tempo, membros da oposição exigem a criação de um conselho presidencial, que conduza a transição do cargo de presidente com a ausência de Salé.

O ditador viajou para a Arábia Saudita após ser ferido em um ataque contra seu palácio na semana passada.

Fonte: Democracy Now!