UFC apoiará projetos que beneficiam estudantes africanos

Esteve em audiência com o Reitor Jesualdo Farias na manhã desta quarta-feira (08/06), o Prof. Hélio Barros, articulador educacional de ações entre Brasil e África. O Professor expôs dois projetos que pretende implementar junto a países africanos e pediu o apoio da Universidade Federal do Ceará. Um dos projetos trata de um programa de nivelamento curricular de estudantes africanos e o outro de um mestrado de matemática a distância.

Segundo o prof. Hélio Barros, estudantes de vários países da África precisam de um reforço em algumas disciplinas básicas – Física, Química, Matemática, por exemplo – para que possam acompanhar, sem dificuldades, um curso de graduação. Esse programa de nivelamento, a princípio, seria conveniado com Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

O mestrado em Matemática seria a ampliação do já existente PROFIMAT, direcionado especificamente para a África, explica o Prof. Hélio Barros, acrescentando que os países a serem incluídos no programa seriam decididos depois de avaliações.

O Reitor Jesualdo Farias entende “como duas ações muito importantes”, os projetos apresentados e se propôs a aprofundar a discussão dos temas numa reunião ampliada, pré-agendada para a primeira quinzena de julho, na qual estará incluído o Prof. Paulo Speller, Reitor da UNILAB.

Fonte: Portal da UFC