Paulo Henrique Amorim abre Encontro de Blogueiros na Bahia
Blogueiros, tuiteiros, produtores de conteúdo para a internet e militantes pela democratização da mídia de toda Bahia participaram na noite desta sexta-feira (10/6) da abertura do Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas. O evento, que acontece no Hotel Fiesta, em Salvador, foi aberto pela palestra do jornalista Paulo Henrique Amorim, que falou sobre marco regulatório, banda larga, democratização da mídia e o papel dos blogueiros no debate sobre estes temas.
Publicado 11/06/2011 09:47 | Editado 04/03/2020 16:19

Um clima de descontração tomou conta da abertura do evento, com uma mesa formada pelo professor Marcos Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; o jornalista e deputado federal Emiliano José (PT-BA); o jornalista Altamiro Borges e o secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida, além de integrantes da Comissão Organizadora do evento.
Em sua fala, o jornalista Paulo Henrique Amorim relembrou a criação do movimento dos blogueiros progressistas e de como este grupo contribuiu para discussão sobre a necessidade de o Congresso legislar sobre a criação de um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil, já que a atual legislação data da década de 1940, quando não existia televisão ou internet no país. Amorim citou como bom exemplo a lei sobre o assunto aprovada na Argentina, que impede a propriedade cruzada – quando o mesmo grupo detém emissoras de tv, rádios, jornais e provedores de internet em uma localidade, colocando assim um limite no crescimento dos grandes grupos de comunicação daquele país.
Amorim conclamou os presentes a lutar para que o governo da presidenta Dilma Rousseff envie para o Congresso Nacional uma lei semelhante a adotada na Argentina, impedindo assim que apenas poucas famílias continuem com o monopólio da comunicação no Brasil. O movimento deve lutar ainda para que os políticos sejam de fato impedidos de explorarem concessões públicas, além de garantir o acesso das minorias aos meios de comunicação.
Para o jornalista, uma das formas de garantir este acesso é a universalização da uma banda larga de qualidade, neutra e com baixo custo em todo o país. “Está na hora de termos uma banda larga republicana e sem restrições no tráfego de informações”, argumentou Amorim, acrescentando que a internet será o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros até 2020.
Ainda de acordo com Amorim, para que a internet cumpra seu papel de democratizar a comunicação, ela precisa seguir a risca o princípio pensado em sua concepção original, que é a descentralização, a universalização e a independência. Ou seja, garantir que qualquer pessoa possa acessar ou disponibilizar conteúdo em qualquer lugar, em qualquer idioma e sem a necessidade de autorização de ninguém. “Foi para democratizar a informação que a internet foi criada e é por isso que temos que lutar por uma banda larga de qualidade para todo mundo”, concluiu o editor do Blog Conversa Afiada.
O Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas segue neste sábado, com uma extensa programação, que inclui debates sobre políticas públicas de comunicação e democratização das verbas publicitárias, Plano Nacional de Banda Larga e universalização da internet, militância digital, regulação da internet, dentre outros temas que envolvem a blogosfera.
No evento serão discutidas ainda a Associação de Blogueiros e a participação da Bahia no 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que acontece entre os dias 17 e 19 de junho, em Brasília.
De Salvador,
Eliane Costa