Sem categoria

Bloqueio a Gaza condena metade da população ao desemprego

A taxa de desemprego na Faixa de Gaza supera os 45%, uma das mais altas do mundo, diz a agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA) em informe publicado nesta segunda-feira (13), pouco antes do quinto aniversário do bloqueio ao território palestino por Israel.

A UNRWA estima que, no segundo semestre de 2010, a taxa de desemprego em Gaza era de 45,2% "em sentido amplo", segundo a definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Isto inclui as pessoas em idade de trabalhar que desistiram de procurar emprego por falta de perspectivas.A cifra é superior a de 42% do primeiro semestre de 2010.

"São más tendências", comentou o porta-voz da UNRWA, Chris Gunness, no informe. Para a UNRWA é "difícil compreender a lógica" do bloqueio israelense, já que "empobrece deliberadamente muita gente e condena à indigência centenas de milhares de pessoas potencialmente produtivas", sem conseguir debilitar o Hamas, o movimento islamita no poder em Gaza.

"Nossa investigação demonstra que, desde 2007, o Hamas conseguiu aumentar o emprego público em torno de 20%", diz o informe, acrescentando que, ao mesmo tempo, muitos empregos privados desapareceram.

"Se o objetivo da política de bloqueio era debilitar a administração do Hamas, as cifras do emprego público indicam que isto fracassou", acrescenta o informe.

Com AFP