Comissão decide manter processo contra prefeito de Campinas

As informações veiculadas pela imprensa desde a semana passada foram confirmadas na tarde hoje (13/06). A Comissão Processante (CP) decidiu por unanimidade pelo prosseguimento das investigações sobre denúncia contra o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT). O prefeito é acusado de infração político-administrativa e atuação incompatível com a dignidade e o decoro do cargo.

Em seu parecer inicial, a CP – composta pelos vereadores Rafa Zimbaldi (PP), Zé do Gelo (PV) e Sebastião dos Santos (PMDB) – refutou todas as teses apresentadas na defesa preliminar do prefeito. A defesa terá agora cinco dias para analisar o processo.

A Comissão foi instalada na Câmara no dia 23/05, após denúncias do Ministério Público Estadual (MPE) de envolvimento de empresários e membros do primeiro escalão do governo em suposto esquema de fraudes em licitações e desvio de dinheiro público. Embora o nome do prefeito não apareça nas investigações, o vereador Artur Orsi (PSDB) protocolou e aprovou requerimento solicitando a instalação da comissão, cujo processo pode levar à cassação de Hélio.

Está marcada para o dia 29 de junho a oitiva das testemunhas de defesa e das testemunhas que possam ser convocadas pelo vereador Orsi. A presença das testemunhas é espontânea e o prefeito, que arrolou vinte pessoas em sua defesa, também pode depor. A Comissão tem 90 dias, contados a partir de 31 de maio, para concluir seu trabalho e levar o resultado para votação em plenário.

De Campinas,
Agildo Nogueira Junior