Câmara de Diadema entrega Selo Ambiental Dorothy Stang

Três empresas e uma entidade Filantrópica recebem o direito de usar o Selo Ambiental Dorothy Stang em seus produtos e marcas por um ano. O prêmio foi entregue em Sessão Solene na Câmara de Diadema, atendendo ao decreto de autoria do presidente da Casa, Laércio Soares (PCdoB).

Entrega de selo ambiental em Diadema - João Batista Jr / CMD

Na última terça-feira, 7, a Clodam do Brasil recebeu o Troféu pelo projeto de coleta e reciclagem de garrafas Pet com sua inovadora máquina “papa pet”, onde a comunidade coloca na máquina uma garrafa pet e recebe um cupom que dá direito a trocar por suco ou refrigerante.

Já a Vedatec Vedações Técnicas foi premiada por seu projeto ambiental, socialmente engajado. A proposta “a gente faz e o meio ambiente agradece” começou o trabalho internamente antes de levar o conceito para fornecedores, colaboradores, clientes e por fim à comunidade.
No setor de empresa pública, a Saned foi premiada com o projeto Licitação Sustentável, que tem por objetivo definir critérios de sustentabilidade a serem aplicados nas licitações para aquisição de compra de materiais e contratação de serviços.

E o vencedor no quesito Terceiro Setor foi a Accord Atletismo, cujo projeto aliou a prática esportiva com ações ambientais e uso de materiais nas atividades atléticas. Já o estudante Erik César Pereira Thomas recebeu uma menção honrosa por sua “Proposta de Defesa e Preservação do Meio Ambiente e da Qualidade de Vida em Diadema.”

Foram homenageados ainda os secretários municipais do Meio Ambiente, Ricardo Silvério de Souza e Jurídico, Airton Germano e o secretário de Assuntos Jurídico-Legislativos da Câmara, Roberto Viola, além do diretor do Ciesp, Dario Sanches.

O vereador comunista Laércio Soares disse que resolveu homenagear Dorothy dando o nome dela ao Selo Ambiental pelo destacado trabalho da missionária em favor da terra, dos trabalhadores da terra, da preservação ambiental e qualidade de vida da população de Anapu. “Irmã Dorothy é um exemplo para todos, como foi Chico Mendes e o companheiro Dinho. Mas infelizmente não é ainda, em sua totalidade, para a região onde ela militou por anos. Sua trágica morte e a dos demais companheiros, ainda não serviram para abrir os olhos das autoridades para a importância da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida e de seus defensores não só no Pará, mas em todo País. E continuam morrendo mais e mais militantes pró-meio ambiente”, explicou.

Soares chamou a comunidade para experimentar este conceito de preservação.
“Realmente nós trabalhamos não só com reciclagem, mas com conceitos”, enfatizou Reinaldo Reis da Accord. “Transformamos material reciclado em esportes, em ação”, completou. Já a presidente da Saned, Neuceli Bonafé, ressaltou a importância do prêmio e também lembrou Chico Mendes e a irmã Dorothy. “O nome do selo não poderia ter sido melhor escolhido e nos, da Saned, nos sentimos orgulhos por recebê-lo”, disse.

O gestor ambiental da Clodam, Waltencir Teixeira, disse que as atividades de preservação no Brasil ainda estão no início, mas o País já é o segundo no mundo em reciclagem de garrafas pet. “E a máquina ‘papa-pet’ já é conhecida na Europa e Estados Unidos e será uma realidade aqui no Brasil também”, comentou.

Já o diretor industrial da Vedatec, Sérgio Ricardo Gonçalves, reconheceu a importância do projeto da Câmara e disse que se não fosse por esta ideia de premiação as empresas não teriam como apresentar suas propostas à população. “Espero que o selo exista por muitos séculos e que, por meio do Ciesp e da Câmara, se expanda para a sociedade”, apontou.

Durante o evento, foram realizados dois desfiles. As modelos Letícia do Vale, miss Diadema 2010, Sâmara Agnelli, Dafne Galvão e Letícia Ramalho se vestiram com roupas feitas com materiais reciclados de cartão de crédito, fitas de vídeo, embalagem de óleo de motor, de xampu e amaciante, de chapa raios-X, de lacre de latinha de alumínio e de câmera de pneu. Os modelos foram criados pela artista plástica Consuelo Matroni e o desfile foi apresentado por Juarez Camarim.