Sem categoria

"EUA pagam para não se responsabilizar por crimes no México"

O ex-presidente do México Vicente Fox (2000-2006) acusou a Iniciativa Mérida — plano de colaboração entre o país e os Estados Unidos de combate ao narcotráfico — de ser "uma propina" que os norte-americanos pagam pelo custo da violência no solo mexicano.

"A Iniciativa Mérida não é mais do que uma propina que nos dão" para compensar "sangue, morte e violência" decorrente da violência do narcotráfico, apontou o ex-mandatário, correligionário do atual chefe do governo mexicano, Felipe Calderón, pelo Partido da Ação Nacional (PAN).

Fox disse que é hora de os Estados Unidos se responsabilizarem pelo combate contra a criminalidade, e acusou o país de ser "responsável pela violência gerada pela guerra contra a delinquência" no México.

"Essa tarefa é deles, de que não circule a droga nos Estados Unidos", defendeu. "Quem leva [a droga] aos mercados dos Estados Unidos, quem a vende, quem cobra, quem lava o dinheiro? São eles, claro que são eles", apontou.

Ele afirmou que não basta Washington demonstrar preocupação, "eles têm que reduzir ou legalizar o consumo de drogas e limitar a circulação de armas", sugeriu. "Acho que já fiz bem de estar lhes fazendo [essa] tarefa, que cocem suas próprias pulgas, adeus", concluiu.

O ex-presidente também voltou a expressar sua opinião de que o Exército mexicano saia das ruas das cidades do país para que as forças policiais se responsabilizem pela segurança pública.

As autoridades do México e dos Estados Unidos estão preparando um programa para fortalecer as polícias estaduais nos próximos anos, segundo informou a Chancelaria mexicana.

A Iniciativa Mérida é assinada também por outros países da América Central e estabelece um pacote de contribuições financeiras para combater o narcotráfico e o crime organizado na região. O acordo foi firmado em 2007 por Calderón e seu então homólogo norte-americano, George W. Bush, que o ratificou no ano seguinte após passar pelo Congresso de seu país.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do México, os norte-americanos se comprometeram a entregar US$ 500 milhões para a Iniciativa Mérida até o fim de 2011.

Fonte: Ansa