Franklin Oliveira Jr. lança livro de memórias em Salvador

“Camarada Júlio, confissões sinceras de uma militância” é o título do livro que o professor universitário e ex-militante político Franklin Oliveira Jr. lança na próxima sexta-feira (17/6), a partir das 18h30, na livraria LDM, na Piedade, em Salvador. A obra é uma autobiografia que se desenrola no contexto dos anos 60, 70 e 80 na Bahia e no Brasil, onde toda uma geração lutou contra a ditadura e pelo socialismo através de vários caminhos.

Livro CJ

Este é o quinto livro de Franklin Oliveira Jr., que integrou a Ação Popular (AP), movimento de resistência à ditadura militar, em seus últimos anos. Participou também da criação da União dos Estudantes do Brasil (UNE), do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Participei também das lutas pela volta da democracia, das quatro grandes greves gerais do Brasil e particularmente do movimento cultural de resistência na Bahia”, disse Oliveira Jr.

O livro tem quatro capítulos, 518 páginas e 200 ilustrações sobre os movimentos culturais na Bahia dos anos 60, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) na década de 70, a criação e o fim de organizações políticas, além da retomada dos movimentos sindicais, estudantis, partidários e populares. O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima; a líder feminista Loreta Valadares e o ex-deputado Javier Alfaya são algumas das lideranças comunistas que aparecem na obra.

De Salvador,
Eliane Costa