População da zona rural do Piauí recebe água tratada

Os recursos para essas atividades são oriundos do orçamento do DNOCS e emendas do deputado federal Osmar Júnior.

Osmar jr. e zé rufino - jarbas santana
O deputado federal Osmar Júnior discutiu com o diretor do DNOCS José Carvalho a necessidade de agilizar o processo de universalização do abastecimento de água dos municípios do semiárido. O trabalho consiste na perfuração de poços, montagem dos equipamentos e sistema de distribuição em cada residência da zona rural.

A prioridade das ações são os municípios com mais dificuldades de abastecimento nas áreas rurais. Até agora já foram contempladas comunidades dos municípios de Miguel Alves, Ipiranga, Pedro II, Monsenhor Gil, Francisco Santos, Palmeirais, Aroreira do Itaim, Picos e Bocaina. “A idéia é universalizar o abastecimento “, diz o deputado. Os recursos para essas atividades são oriundos do orçamento do DNOCS e emendas do deputado federal.

O parlamentar piauiense, que é líder da bancada do PC do B na Câmara Federal e compõe o Conselho Político do Governo Federal, está trabalhando para garantir a viabilização do programa “Água para Todos”, uma alusão ao "Luz para Todos", um outro projeto federal, que tem garantido o acesso à energia elétrica de milhares de pessoas que viviam sem o benefício.

O programa Água para Todos, que será lançado pelo governo federal, será voltado para o semiárido nordestino, como uma das âncoras do plano de erradicação da miséria.A iniciativa consiste, num primeiro momento, em colocar a água potável à disposição de toda a população sem acesso ao serviço, reduzindo, assim, os riscos de contaminação e de doenças causadas pela utilização de água não tratada

Apesar do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento, a presidente Dilma Rousseff garantiu que o governo investirá na construção de 800 mil cisternas, além de adutoras e pequenos reservatórios para atender 5 milhões de famílias até 2014.

www.osmarjunior.org.br