Sem categoria

Secretário-Geral da ONU no Brasil: ações no país para 2012-2015

O Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, chega a Brasília nesta quinta-feira (16) para uma visita oficial de dois dias. No primeiro dia, Ban se reunirá com a Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, com quem discutirá assuntos da agenda internacional. Em cerimônia no Palácio do Planalto eles assinarão o Marco de Assistência das Nações Unidas para o Desenvolvimento 2012-2015, documento que norteia as ações do Sistema da ONU no País para os quatro próximos anos.

Ainda na quinta-feira, o Secretário-Geral terá uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, com os funcionários das Nações Unidas no País e com representantes da sociedade civil.

Ban Ki-moon também se reunirá com o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, em encontro com lideranças da sociedade civil. No final da tarde, o Secretário-Geral terá encontros com o Presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), e o Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

Na sexta-feira (17), o Secretário-Geral – que estará no Brasil acompanhado de sua esposa, Ban Soon-taek – se encontrará com a Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além do Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, Fernando Collor. No final do dia, Ban Ki-moon terá ainda uma reunião com Marina Silva, que faz parte do Grupo do Secretário-Geral dos Defensores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.

Esta é a terceira visita do Secretário-Geral Ban Ki-moon ao Brasil, desde que iniciou seu mandato em 1º de janeiro de 2007. Em sua primeira visita ao Brasil, em novembro de 2007, o Secretário-Geral esteve em uma usina de álcool na cidade de Jaboticabal no Estado de São Paulo e visitou a floresta Amazônica.

Já na segunda vez em que esteve no País, o Secretário-Geral participou do 3º Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas, que aconteceu em 2010, no Rio de Janeiro; visitou a comunidade Babilônia/Chapéu Mangueira e prestou homenagem aos militares brasileiros que perderam suas vidas no terremoto do Haiti. Nas duas ocasiões, Ban se encontrou com o então Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

A visita ao Brasil é a última etapa de uma viagem do Secretário-Geral das Nações Unidas pela América Latina. Antes de chegar ao País, Ban esteve na Colômbia, na Argentina e no Uruguai.