Sem categoria

Argentina sedia debate sobre dívida externa latino-americana

O passado, o presente e o futuro da dívida externa na região está entre as questões a serem abordadas nesta quarta (15), na Argentina, durante o Colóquio Internacional "América Latina e Caribe: Das revoluções de independência à integração emancipadora."

No painel serão examinados também o endividamento dos Estados Unidos e a atual crise econômica global. Outros dos eixos de discussão no primeiro dia de trabalho serão Luta Anti-imperialista; Segurança e Defesa na América Latina entre os séculos 19 e 21; e Ampliação da cidadania e da inclusão. Análise sócio-política e jurídica das Novas Constituições.

Também será abordada a questão: Política, meio ambiente e produção sustentável – Debates sobre a exploração dos recursos naturais. Durante esta quarta-feira, e como parte do programa da conferência, ocorrerá uma homenagem a Alberto Granado, amigo e companheiro de viagem de Ernesto "Che" Guevara em seu primeiro périplo pela América Latina, e será apresentado o livro Caderno de Hitória Viva.

Entre as atividades complementares previstas até o momento estão a concessão da condição de visitantes ilustres da cidade ao general Harry Villegas e ao comandante Victor Dreke, que foram companheiros de luta de Guevara.

Na parte da tarde, haverá um intercâmbio com moradores de Rosário alfabetizados com o programa cubano de aprendizagem "Sim, eu posso", e uma visita guiada ao Museu da Memória.

Para fechar o dia, está prevista a abertura da exposição fotográfica "Quando Che era Ernestito", na sede da Secretaria de Cultura desta cidade, localizada a cerca de 305 quilômetros de Buenos Aires.

O Colóquio Internacional América Latina e Caribe: Das revoluções de independência à integração de emancipação foi convocado pelo Centro de Estudos de Difusão e Formação no Pensamento de Unidade Latino-Americana e da Universidade Nacional de Rosário.

Ao evento, que terminará na próxima sexta-feira, é organizado para marcar o 83º aniversário de nascimento do Guerrilheiro Heróico e conta com a presença de representantes de Cuba, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Fonte: Prensa Latina