Sem categoria

Coreanos pedem aplicação da declaração conjunta pró-reunificação

Nos 11 anos da promulgação da declaração conjunta em favor da reunificação e da paz na Coreia, entidades locais defenderam, nesta quarta-feira (15), que o documento – aprovado desde junho de 2000 – seja colocado em prática.

Comitês do Norte, do Sul e do exterior classificaram a declaração conjunta de 15 de junho como um grande acontecimento, ao promover também a reconciliação e a unidade nacional. "A única saída que nos permite superar a atual situação, em que se está à beira de um conflito armado, é implementar esse documento", assinala o texto divulgado neste aniversário.

O Comitê Conjunto Nacional de 15 de Junho afirma que irá conduzir as campanhas para promover a reconciliação e a unidade da nação e alcançar a paz e a reunificação independente. Acrescenta que os sérios obstáculos que freiam a aplicação dessa declaração são temporários, e convoca à unidade para implementar o texto citado.

Recorda que ainda hoje persiste um clima conflitivo nas relações intercoreanas, motivo pelo qual foram interrompidos os contatos, diálogos e ações para a reunificação. Este aniversário é comemorado também no Sul, onde os membros dos grupos civis progressistas e parlamentares da oposição organizaram uma cerimônia em Imjingak, perto da zona desmilitarizada entre os dois territórios.

Os participantes apelaram ao governo da Coreia do Sul para que implementem a declaração. Os ativistas pediram autorização das autoridades de Seul para viajarem à cidade de Kaesong, no norte do país, para assistirem a um evento pelo aniversário da declaração, com os participantes do outro lado, mas o pedido foi negado. A medida foi justificada pelas restrições vigentes sobre os contatos transfronteiriços.

Com Prensa Latina