Representante da embaixada de Cuba visita Prefeitura de Aracaju

A visita teve a intenção de estreitar as relações políticos de Cuba com o Estado de Sergipe e sua capital.

Representante da embaixada de Cuba visita Prefeitura de Aracaju

A secretária municipal de Governo (Segov) de Aracaju e presidente Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Tânia Soares, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça, dia 15, a representante da embaixada de Cuba no Brasil, Maria Emilia Cabrera Vieira. O encontro contou com a participação do secretário de Estado de Articulação Política, Chico Buchinho, e da vereadora Karla Trindade (PCdoB). Em uma conversa bastante descontraída, a embaixadora cubana elogiou a capital sergipana e falou sobre as suas primeiras impressões a respeito da cidade. "

É com muita honra que visito Aracaju. Volto a Cuba fascinada com a beleza dessa cidade e com a gentileza dos aracajuanos. Mas uma das coisas que mais me chamou a atenção é a quantidade de mulheres que ocupam cargos públicos em instituições importantes, como a Câmara Municipal, a Prefeitura e o Governo do Estado. E todas elas competentes e com trabalhos bem reconhecidos", afirmou a embaixadora.

Maria Emília também destacou as intenções de seu país em estreitar as relações políticas e econômicas com a cidade de Aracaju. Segundo ela, Cuba tem muito a aprender com as experiências já implementadas na capital sergipana nas áreas de educação, esporte, saúde, cultura, entre outras. "O Brasil é atualmente o nosso segundo parceiro comercial. Já temos uma relação muito boa com o país, principalmente com os estados localizados mais ao sul. Mas agora queremos aproveitar mais as potencialidades do Nordeste. É uma região que tem muito a nos ensinar com as suas experiências bem sucedidas", complementou.

Parcerias

Durante o encontro, Tânia Soares também falou sobre as políticas públicas já implementadas em Aracaju e da vontade do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) de melhorar ainda mais a relação de cooperação com Cuba. "Nossa capital sempre foi administrada de forma democrática. Mas, desde o ano de 2000, quando Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira passaram a administrar a cidade juntos, apresentamos significativos avanços. Hoje, a nossa prioridade de investimentos é voltada à área social, o que se assemelha bastante com a forma de governo de Cuba", ressaltou a presidente, ao afirmar que foi com o governo Lula que as vocações econômicas do Nordeste começaram a ser mais valorizadas.

Para Tânia, a iniciativa de aproximar-se ainda mais de Aracaju ajudará a desenvolver parcerias mais concretas e que trarão benefícios para toda a população brasileira. "As universidades de Cuba formam os melhores médicos do mundo, que são enviados a vários países. Sinto que teremos um aprendizado proveitoso para a nossa saúde, inclusive porque estamos sempre preocupados em rediscutir o Sistema Único de Saúde (SUS)", enfatizou.

"Queremos ampliar as oportunidades de estudo dos brasileiros em Cuba e, para isso, vamos estreitar as relações acadêmicas. Inclusive, já realizamos boas parcerias com a Embrapa e até mesmo com a Fiocruz para lançar uma vacina na África. Precisamos discutir formas de melhorar ainda mais esse acesso acadêmico", afirmou a cubana.