4ª Vara Federal do Trabalho de Teresina conclui mais uma etapa da 'Pauta Zero'

Para dar maior celeridade aos processos na fase de conhecimento, que é o julgamento das ações

A 4ª Vara Federal do Trabalho de Teresina concluiu o julgamento de todos os processos ajuizados até o dia 31 de dezembro de 2010. Ao julgar todos os processos de 2010, a 4ª Vara Federal do Trabalho de Teresina cumpre antecipadamente a quarta etapa da campanha Pauta Zero, instituído pelo TRT/PI, que é o de diminuir para três meses o tempo médio do julgamento de um processo.

A campanha Pauta Zero pretende dar maior celeridade aos processos na chamada fase de conhecimento, que é o julgamento das ações. A proposta é estabelecer um ritmo em que um processo que dependa exclusivamente do TRT/PI, ou seja, excetuando-se aqueles que dependem de fatores externos como perícia ou julgamento em outros tribunais, demore somente três meses para ser julgado em cada instância.

A Pauta Zero foi inspirada na campanha para atingir a Meta 2 do Judiciário, instituída pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O TRT/PI foi um dos primeiros dos 91 tribunais do Brasil a cumprir o desafio do CNJ, por dois anos consecutivos (2009-2010), zerando todos os processos ajuizados em 2005 e depois em 2007.

Nacionalmente, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinou como meta para 2010 que a Justiça do Trabalho julgasse todos os processos ajuizados até 2007. A Justiça do Trabalho do Piauí está bem mais adiantada e hoje já trabalha para zerar todos os processos ajuizados até dezembro de 2010, feito já alcançado pelas Varas de Oeiras, Floriano e 4ª Vara Federal do Trabalho de Teresina.

Reprodução: Portal O dia