Sem categoria

Brasil vai debater inclusão social com países pobres

O Brasil deve sediar no próximo ano uma reunião com representantes de 70 países pobres que têm interesse em conhecer as experiências brasileiras desenvolvidas na área da assistência social e de combate à fome.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai constituir um grupo de trabalho para organizar a realização do evento. O assunto foi tratado nesta sexta-feira (17) entre a ministra Tereza Campello e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, de quem partiu a ideia.

A maioria dos representantes que virão ao Brasil será de países do Hemisfério Sul e da África, segundo informou a ministra durante entrevista. Ela destacou que o secretário da ONU mencionou a importância de o Brasil ser anfitrião do evento, levando em conta "as experiências exitosas que foram alcançadas nos últimos anos no apoio à população mais pobre, o que deixou o país na frente dos demais para o cumprimento dos Objetivos do Milênio”.

“A Organização das Nações Unidas (ONU) revela grande interesse pelo trabalho e pela experiência obtida pelo Brasil nessa área, especialmente em relação ao Programa Bolsa Família e ao Plano Brasil sem Miséria", disse a ministra.

O secretário executivo do MDS, Rômulo Paes Souza, afirmou que já existem acordos de cooperação do Brasil com 32 países na área da assistência social, número que deverá subir para 42 até o próximo ano.

Agência Brasil