Sem categoria

PCdoB nos espaços de poder: acumulando força

"Os comunistas, com sua participação, têm contribuído, com Lula e agora com Dilma, para um novo projeto de desenvolvimento. Essa ideia que o nosso Partido tem lançado após duas décadas com crise de projeto. Na década de 1990, prevaleceu o neoliberalismo, que representou retrocesso. E à medida que avançamos nesse projeto, podemos alcançar o socialismo que, no Brasil, teria suas especificidades”.

PCdoB nos espaços de poder: em busca do socialismo - Leonardo Prado

As palavras do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, deram a indicação da discussão no seminário nacional “Governar para um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, que começou nesta sexta-feira (17), em Brasília, reunindo gestores, parlamentares, intelectuais do Partido.

Ele lembrou que a grande indicação do que seria essa transição foi dada pelo próprio Lênin, com a Nova Economia Política (NEP), implementada pelo governo da União Soviética na revolução de 1917 para desenvolver o processo produtivo, como estratégia para sair de uma sociedade muito atrasada para uma nova sociedade.

“O socialismo é uma experiência de uma sociedade nova que ainda está em fase de definição, de concepção”, destacou o líder comunista, comparando os ideólogos do capitalismo aos geriatras e os do socialismo aos pediatras.

Ele destacou também que outra grande preocupação do PCdoB é de consolidar a democracia e estabilizar politicamente o governo. E citou como exemplo o fato de ter sido o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) o primeiro líder do governo na Câmara e o primeiro ministro da então recém-criada Secretaria Especial de Relações Institucionais, além de ter sido eleito presidente da Câmara no auge da crise do “mensalão”. “Não é uma contribuição qualquer, em momento de crise, o Partido teve uma participação decisiva”, afirmou.

E anunciou a nomeação do ex-deputado Flávio Dino (MA) para a presidência da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), citando como exemplo mais recente da contribuição da governança do PCdoB ao governo Dilma. Muito aplaudido pelo público de cerca de 500 pessoas, Flávio Dino ouviu ainda as palavras elogiosas do presidente: “Flávio Dino é um quadro de primeira hora, para ministério”, avaliou Renato Rabelo.

Experiência demonstrada

Ele lembrou ainda a evolução do Ministério do Esporte, que não tinha grande destaque, e por meio do seu trabalho conquistou dois grandes eventos esportivos para o Brasil, com um trabalho sério, de grandes resultados, exemplos em outros países como o Programa Segundo Tempo e hoje é disputado por várias forças políticas

Renato Rabelo citou ainda a participação dos comunistas nos setores de energia, ciência e tecnologia, cultura, na educação e saúde e nos setores sociais como a luta pela igualdade racial, de mulheres, de juventude. E diz que é assim que conversa com a presidente Dilma, “mostrando a nossa experiência nessas áreas e como pode participar e contribuir para esse novo governo”.

Também falou sobre as administrações municipais, como Olinda (PE) e Aracaju (SE), que são exemplos simbólicos de gestões do PCdoB, destacando a capacidade do Partido de governar com amplas forças políticas, porque acredita que para governar é preciso ter forças expressivas de cada município, cada estado, que é a mesma proposta feita para o ex-presidente Lula.

Mudança de rumo

Na solenidade de abertura, também falou o presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, que refletiu sobre a evolução na participação dos comunistas do mundo e do Brasil no poder político. “Antes, só era adequado se o poder político fosse revolucionário e socialista”, lembrou, acentuando a importância de praticar a lógica de que se evolui ou perece.

Por isso, o PCdoB mudou suas diretrizes e seus pontos de vista sobre a participação do poder político, destacando que a partir do governo Lula houve um “ tsunami”, de participação do PCdoB nos governos federal, estaduais e municipais. E enfatizou que os comunistas devem ter “clareza para contribuir com o sucesso do nosso ideal maior que é o socialismo”.

Na ANP, ele destacou que, entre outras medidas, luta pelo fortalecimento das empresas públicas, no caso a Petrobras, lembrando que “a defesa do caminho moderno do socialismo passa pelo fortalecimento das empresas públicas, mas não a exclusividade, mesmo em setores estratégicos”.

Ampliando a participação

O presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, que fez a saudação de boas vindas aos participantes, destacou que o evento simboliza a importância conferida pelo PCdoB para administrar com eficácia. Disse ainda que pelo tema, pelo número de participantes e pela representatividade, o seminário sinaliza a importância dessa área na vida do Partido.

“O objetivo é passar em exame as políticas públicas no contexto da luta pelo novo projeto nacional de desenvolvimento”, acrescentando que “a meta do Partido é ampliar mais e mais sua participação nos governos nos marcos do capitalismo para acumular forças para enfrentar esse mesmo capitalismo para construir o socialismo”.

E convidou os participantes para o lançamento do livro Políticas Públicas para o Novo NPND: a experiência dos comunistas na noite desta sexta-feira (17). E anunciou como outra iniciativa da Fundação Maurício Grabois nessa área a criação de um banco de dados de boas práticas de gestão.

Força no debate

Em nome do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, a chefe da Assessoria Técnica do Instituto, Luciana Acioly, destacou a importância do debate sobre os projetos de desenvolvimento nacional. “Conversamos sobre esse evento, e ficamos contentes que essa temática de desenvolvimento esteja ganhando força nos projetos dos partidos progressistas. Essa é uma discussão que ganha força no momento em que vivemos. Muito nos agrada em ver que temos uma reflexão em curso”, afirmou.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, também falou na abertura do seminário: “Esse seminário traz uma visão a cerca da experiência de se participar da gestão do Estado em vários níveis, e que implicações pode existir com essa estratégia de desenvolvimento do país”, afirmou. Orlando Silva participa novamente do seminário, neste sábado (18), para expor as políticas adotadas pelo Ministério visando a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016, debater o legado desses grandes eventos para o Brasil e os programas e ações do Ministério.

Também fizeram parta de mesa de abertura do evento o prefeito de Maranguape (CE), George Lopes Valentim, o líder do PCdoB na Câmara, deputado Osmar Júnior (PI); e a diretora de Políticas Públicas da Fundação Maurício Grabois, Márvia Scardua.

De Brasília
Márcia Xavier