Sem categoria

Segunda Flotilha da Liberdade está pronta para partir rumo a Gaza

A segunda Flotilha da Liberdade que pretende desafiar o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza para levar ajuda humanitária ao povo palestino, partirá sem a embarcação Mavi Marmara, que foi atacada no ano passado por um comando israelense.

O anúncio foi feito pela coalizão internacional da Flotilha da Liberdade em comunicado no qual afirma que a organização turca IHH "continua sendo parte da pequena frota, mas que o Mavi Marmara não está em condições de navegar".

"Com campanhas nacionais em mais de 20 países e 10 navios em condições de navegar, a segunda Flotilha da Liberdade está pronta para partir rumo a Gaza a fim de romper o bloqueio ilegal israelense", destaca a nota.

Os organizadores desta iniciativa asseguram que, apesar da ausência do Mavi Marmara, a nova flotilha terá "mais navios do que a primeira".

Aparentemente, a embarcação turca, que liderou a flotilha anterior e foi abordada en 31 de maio de 2010 por um comando do Exército israelense em uma operação que resultou na morte de nove ativistas turcos, não contaria agora com as capacidades técnicas para participar da operação.

Fonte: Opera Mundi