Sem categoria

Cúpula Ibero-americana abre espaço para participação de jovens

Pela primeira vez, a Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo se abre para a participação da sociedade, por meio do projeto "Cidadania 2.0 – Transformando a Ibero-América”. Com a intenção de gerar espaços de discussão crítica, especialmente entre os jovens, desde maio são realizadas oficinas de debate em várias cidades.

A próxima será em Quito, Equador, no dia 30 de junho, no qual será debatido o tema central da Cúpula: "Transformação do Estado e desenvolvimento”, na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais.

Esses momentos de preparação irão recolher propostas sobre as mudanças necessárias para melhorar o funcionamento do Estado, assim como sua capacidade para promover o desenvolvimento inclusivo e fortalecer a democracia na região. Em cada oficina, se redigirá um documento com recomendações para que o Secretário Geral Ibero-americano, Enrique Iglesias, as leve para os países na XXI Cúpula, que será realizada de 28 a 29 de outubro, em Assunção (Paraguai).

Os encontros já foram realizados em Salamanca (Espanha) e Santo Domingo (República Dominicana), nos dias 23 de maio e 14 de junho, respectivamente. Depois de Quito, a cidade de Córdoba (Argentina) realizará a última oficina, no dia 26 de julho. Para fomentar a discussão, cada um desses momentos trabalha com um Documento Base, que é utilizado em uma série de atividades interativas, como mini-apresentações em grupo, comentários de especialistas, dentre outras.

Tendo em vista que fomentar a utilização das novas tecnologias da informação (TIC) é um dos objetivos do Projeto Cidadania 2.0, a participação nas oficinas poderá ser feita por meio das redes sociais. As alternativas disponíveis são o Twitter(@SEGIBdigital), Facebook (Ciudadanía 2.0), Orkut (Cidadania 2.0), assim como pelo portal: ciudadania20.org.

Além das oficinas e do portal, outras atividades fazem parte do Projeto de participação cidadã na Cúpula. Serão realizados também um "Seminário de Jovens Investigadores” e um Concurso de Ensaios, com o tema "Novas estratégias para fortalecer o Estado e melhorar as condições de desenvolvimento na América Latina”.

A Cúpula

São reuniões anuais, onde se encontram os países que fazer parte da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura. A OEI é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura no contexto de desenvolvimento integral, democracia e integração regional.

Os Estados-membros são: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Para mais informações:www.ciudadania20.org

Fonte: Adital