Sem categoria

Ministro do STF quer acelerar trâmite de 85 milhões de processos

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes defendeu nesta segunda-feira (20) a modernização do processo jurídico na área criminal e a aceleração das sentenças, durante o seminário sobre o Código de Processo Civil, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Atualmente, 85 milhões de processos tramitam na Justiça como um todo

Na avaliação do ministro, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Recursos, idealizada pelo presidente do STF, Cezar Peluso, traz implicações em termos de resultados e envolve outras questões a serem resolvidas antes de se chegar à solução proposta pela medida.

Enfatizou: “O que precisamos fazer é modernizar o processo e realmente acelerar o trânsito em julgado”. Acrescentou que, se mudanças importantes forem colocadas em prática, talvez a PEC seja "dispensável".

“Isso precisa de um chacoalho, precisa de uma revolução e não é com uma PEC que diz que vai transitar em julgado. Tem muita coisa por fazer nesse espaço antes de chegarmos a alguma outra medida”, explicou Mendes.

O ministro considerou ainda a necessidade de simplificação dos ritos no Código de Processo Civil. Na avaliação dele, é fundamental acabar com o que chamou de burocracia processual: “O Brasil é um país que, por suas tradições, e aí não vale a pena falar se isso é bom ou ruim, depende muito do Poder Judiciário. Por isso, temos essa massa enorme de processos tramitando no Brasil”

De acordo com Mendes, os últimos números apontam a tramitação de 85 milhões de processos na Justiça como um todo: “Temos de encontrar formas e meios adequados de dar resposta e uma delas é a simplificação do processo”, concluiu.

Da redação com R7