Sem categoria

ONU: Cuba reitera respaldo à Argentina pelas Malvinas

Cuba reafirmou nesta terça (21) seu respaldo ao legítimo direito da Argentina na disputa de soberania relativa às Ilhas Malvinas. A ratificação foi feita por Pedro Núñez Mosquera, representante de Cuba na ONU, durante uma reunião do comitê de descolonização.

O diplomata cubano destacou que esse arquipélago austral, ocupado pela Grã-Bretanha, constitui parte inseparável do território nacional argentino e enfatizou que a posição cubana a respeito é muito clara: as Ilhas Malvinas são e continuarão sendo argentinas.

Pontuou ainda que esse tema é objeto de 45 resoluções do comitê de descolonização e de outras 10 da Assembleia Geral das Nações Unidas. Declarou elogiosamente: “ É admirável a firmeza com a qual o governo e o povo argentinos continuam a reivindicar, com justiça, a restituição do espaço usurpado a seu território”.

Mosquera reconheceu a disposição do país sul-americano de recuperar a soberania sobre as Malvinas por meio de negociações e em conformidade com os documentos da ONU. E lamentou: "parece que ainda estamos longe de uma solução definitiva para esta prolongada controvérsia".

Nesse sentido, advertiu quanto à necessidade de novas negociações no prazo mais breve possível, negociações que levem em consideração o respeito à integridade territorial da Argentina e o reconhecimento das necessidades dos habitantes das ilhas.

Estendeu sua argumentação pedindo que o Reino Unido escute os apelos da ONU para iniciar conversas e responda positivamente à disposição da Argentina para retomar um processo de negociação bilateral sobre o conflito.

Concluiu propondo que, enquanto não se chegar a uma solução definitiva a partir do diálogo, sejam evitados atos unilaterais que introduzam modificações na situação política das ilhas, em desacordo às atuais resoluções adotadas.

Fonte: Prensa Latina