Sem categoria

Parlatino se reúne para propor participação na Celac

O Parlamento Latino-Americano (Parlatino) realizará uma sessão especial em 2 de julho, em Caracas, para discutir a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), ocasião em que proporá sua participação como órgão legislativo do bloco.

Segundo o presidente do Parlatino, Rodrigo Cabezas, a integração com a Celac cria um "espaço político próprio para os 580 milhões de habitantes" dos países vinculados ao parlamento e "é o prenúncio de um esforço raramente feito ao longo de nossa história no que diz respeito à união e à integração, o qual resultará em benefícios para nossos povos".

O encontro contará com a presença dos 26 países-membros, além do ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, e do presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Fernando Soto Rojas.

A Celac, que não inclui Estados Unidos e Canadá entre seus países-membros, será criada oficialmente na próxima Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América Latina e do Caribe, que acontece nos dias 5 e 6 de julho também na Venezuela.

O organismo foi idealizado em fevereiro de 2010, durante um encontro de chefes de Estado em Cancún, no México. Seu objetivo é tomar decisões regionais livres da influência norte-americana.

Fonte: Ansa