Congresso da UBM elege mulheres do RJ para executiva da entidade
O congresso nacional da UBM, que ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de junho, em São Paulo, elegeu a nova coordenação nacional da entidade. A nova executiva, que conta com 34 mulheres, terá cinco companheiras do Rio de Janeiro.
Publicado 23/06/2011 18:15 | Editado 04/03/2020 17:04
O VIII Congresso da UBM reuniu 362 mulheres de todo o Brasil. A nova coordenadora-geral para o triênio 2011-2014 é a paranaense Elza Campos. Cinco mulheres também foram eleitas para o conselho fiscal.
As cinco mulheres do Rio de Janeiro que vão compor a executiva são as companheiras Raimunda Leone (CTB), Helena Piragibe e Monica Gurjão para a coordenação-geral, Shirley Behrends (Mangaratiba) e para o conselho fiscal Paula Alves Vieira (Itaboraí).
Durante o processo pré-congresso, o Rio de Janeiro teve destacado papel, realizando plenárias em 13 municípios, com a participação direta de 310 mulheres e envolvendo indiretamente mais de 2500.
Neste período foram feitas reuniões com amplo debate das teses e a incorporação de novas lideranças de outras tendências políticas, que resultou na abertura de novos espaços de propostas nas prefeituras de São João de Meriti, de Mesquita e de Nova Iguaçu, todos municípios da Baixada Fluminense.
Segundo Helena Piragibe, uma das coordenadoras da UBM, “o congresso abriu novas perspectivas de crescimento e solidez da entidade emancipacionista. Foram calorosos debates, que resultaram em um processo de crescimento e amadurecimento da UBM, com a participação de mulheres de diversos segmentos sociais: lésbicas, negros, juventude e trabalhadoras. A UBM, neste novo triênio, passa a se integrar mais nestas diversidades, com bandeiras específicas de luta”.
“O Rio de Janeiro foi representado por 42 delegadas, que voltam com disposição para enfrentar as dificuldades e lutar por um país de maior participação política das mulheres”, finalizou.