FMG comemora 30 anos da Princípios e lança livro sobre o PCdoB

A Fundação Maurício Grabois promoveu, no dia 21, a comemoração dos 30 anos da Revista Princípios e o lançamento do livro Contribuição à história do PCdoB. Os dois projetos, segundo os relatos, tiveram como “grande impulsionador” o ex-presidente do Partido, João Amazonas.

O evento ocorreu na Livraria do Museu da República, no Catete, zona sul do Rio. A abertura ficou por conta do camarada Carlos Henrique Tibiriçá (Caíque), responsável pela FMG no Rio de Janeiro, que apresentou o DVD que compõe a última edição da Revista Princípios, onde estão reunidos todas as 112 revistas com tudo o que já foi publicado até hoje.

Sobre os dois lançamentos, a presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, destacou a importância de se resgatar a história do PCdoB, “que faz parte da história do Brasil e da luta do seu povo, condensada tanto nesse livro como nos 30 anos da revista”.

“Para ter uma ação revolucionária precisar ter uma teoria revolucionária, debatendo vários temas da atualidade, com a ótica marxista-leninista e a contribuição de intelectuais progressistas”, ressaltou Ana Rocha.

A comemoração contou com as presenças do jornalista José Carlos Ruy, um dos organizadores do livro, e do membro do Comitê Central Sérgio Barroso, que faz parte da Comissão Editorial da Revista.

Segundo Ruy, o livro é um trabalho coletivo, “que teve como grande impulsionador João Amazonas, que já na década de 1990 tinha preocupação em contar a história do Partido, respeitando os fatos e os acontecimentos”. Para o editor do jornal A Classe Operária, “o desafio é divulgar mais as ideias do Partido”, ressaltando ainda instrumentos como o Portal Vermelho, a Revista Princípios e os livros da Editora Anita.

Para Sérgio Barroso, a Princípios é uma grande “contribuição que os comunistas dão à luta do povo trabalhador e ao povo brasileiro, na defesa da democracia, dos direitos sociais e da nossa soberania”.

Barroso falou ainda sobre os diferentes momentos da revista, primeiro em 1981, ano de nascimento da Princípios, “um período de grande turbulência no Brasil, com o fim da ditadura militar e o crescimento das greves. A revista surge como necessidade teórica e política de informações exatamente para ajudar no combate para as posições do PCdoB”. Sérgio falou ainda sobre o período de denúncia do neoliberalismo – nos anos FHC – e crise do socialismo.

O evento teve a presença de diversas pessoas, como a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), o secretário municipal de Esportes do Rio, Romário Galvão, o professor da UFRJ, Luiz Martins, a secretária municipal de Educação de Nova Iguaçu, Dilceia Quintela, e o presidente do Movimento em Defesa da Economia Nacional, Lincoln de Abreu Pena, entre outros.