PCdoB-RJ reorganiza coletivo estadual de cultura

Diversos militantes do PCdoB participaram no dia 20 da reunião para a reorganização do coletivo estadual de Cultura do Partido no Rio de Janeiro. O encontro, que ocorreu na sede do PCdoB, contou com a presença do coordenador nacional do Coletivo de Cultura, Javier Alfaya.

Além de Alfaya, participaram da mesa de abertura da reunião a presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, a diretora de Educação e Comunicação do Ministério da Cultura, Juana Nunes, e a deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura do Congresso Nacional, Jandira Feghali.

A reunião debateu as atuais polêmicas da pauta da cultura como Direito Autoral e a fiscalização, a pauta legislativa da cultura e a necessidade de fortalecimento do Programa Cultura Viva. Além disso, destacou-se também a proeminência do Partido nesse debate através da atuação de alguns membros do PCdoB, como Jandira Feghali, Manoel Rangel (presidente da Ancine) e Célio Turino (ex-integrante do Ministério da Cultura).

Javier Alfaya falou sobre o desafio de se organizar o coletivo de cultura e “a importância política e simbólica do Rio de Janeiro, que reúne grande parte do mundo cultural brasileiro e várias lideranças do Partido na área”.

A presidente estadual do PCdoB, Ana Rocha, ressaltou a importância da reorganização do coletivo, que organicamente poderá contribuir mais na luta de idéias e propor ações de interlocução na área cultural.

A deputada Jandira Feghali destacou a pauta da cultura no Congresso Nacional e sua intenção de realizar encontros com as diferentes linguagens da cultura para debater as demandas de cada segmento.

No final do encontro foi eleita uma coordenação estadual, que será responsável por encaminhar as atividades do Coletivo de Cultura, composta por Márcio Marques, Janaina Souto, Sonia Latgê, Roberto Arêas, Randal Farah, Waldelice de Souza, Thiago Franco, Luisa Barbosa e Humberto Araújo, além dos integrantes oriundos do Rio que compõem a coletivo nacional de cultura: Juana Nunes, Tiago Alves, Alexandre Santini e Fellipe Redó.