Sem categoria

Obama debaterá dívida americana com republicanos e democratas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, debaterá nesta terça-feira (28) o aumento da dívida pública do país, que atingiu no dia 16 de maio o limite de 14 trilhões de dólares.

Obama conversará separadamente com o líder da minoria republicana no Senado, Mitch McConnell, e com o da maioria democrata, Harry Reid, segundo afirmou o porta-voz da Casa Branca, James Carney.

As conversas a respeito entre os dois grandes partidos estadunidenses e o governo ficaram interrompidas depois de que o representante republicano, Eric Cantor, alegou que chegaram a "um ponto morto sobre as altas de impostos".

Sobre o orçamento da dívida dos Estados Unidos, no dia 1º de junho Obama pretendeu negociar com membros da Câmara de Representantes.

O presidente estadunidense tentou chegar a um acordo na Casa Branca com os legisladores republicanos, um dia depois que a Câmara de Deputados recusou em uma votação de teste (318 contra 97 votos) um aumento do limite da dívida em mais US$ 2,4 bilhões.

Embora haja algum avanço, os republicanos são radicalemnte contrários à proposta dos democratas em elevar a taxação dos setores mais ricos do país, insistindo na tese de cortar o déficit, inclusive cortando investimentos destinados a programas sociais e à saúde, o que afeta os mais pobres.

Segundo o cronograma, o Congresso tem até o próximo dia 2 de agosto para decidir sobre o aumento do limite da dívida, uma solicitação feita desde janeiro pelo Departamento do Tesouro com o objetivo de que o Estado continue seu funcionamento normal.

Com informações da Prensa Latina