Sem categoria

No Paraguai, líderes se encontram para 41ª Cúpula do Mercosul

O presidente paraguaio, Fernando Lugo, vai inaugurar nesta quarta-feira (29) a 41ª Cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul), em Assunção. A reunião principal ocorrerá no Centro de Convenções da Confederação Sul-americana de Futebol. Entre os chefes de Estados e convidados especiais presentes, está prevista a participação dos chanceleres Takeaki Matsumoto, do Japão, e Patrícia Espinosa, do México.

Dilma Rousseff, José Pepe Mujica e Rafael Correa chegaram ao aeroporto internacional Silvio Pettirossi entre a noite de ontem e a manhã de hoje para participar da reunião, com o início previsto para as 11 horas locais. O chanceler paraguaio, Jorge Lara, começará a reunião apresentando informações sobre os seis primeiros meses da presidência neste ano.

A sessão de amanhã terminará com as intervenções dos presidentes dos países associados e convidados especiais. Durante a tarde, o presidente do Parlasul fará sua intervenção e divulgará os resultados da Cúpula Social do Mercosul.

Durante a reunião, a presidente da Associação das Avós da Praça de Maio, Estela Carlotto, será aclamada como Cidadã Ilustre do Mercosul. Estela será a segunda a receber a homenagem depois do escritor uruguaio, Eduardo Galeano, premiado em 2008.

O presidente uruguaio se encontrou nesta manhã com a presidente Dilma Rousseff – que participa pela 1ª vez das reuniões da Cúpula como presidente do Brasil – e com Takeaki Matsumoto. Chanceleres, ministros da Economia, da Fazenda e da Indústria e do Comércio, presidentes de Bancos Centrais e delegações convidadas aprovaram ontem diferentes propostas durante a reunião do Conselho do Mercado Comum.

As deliberações serão apresentadas nesta quarta-feira aos presidentes ao longo da reunião da Cúpula. Entre elas, está a liberdade de trânsito de mercadorias nos países que compreendem o Mercosul, a criação de um grupo de alto nível para supervisionar a eliminação da Cobrança Dupla e Distribuição da Renda Aduaneira.

Da Redação, com agências