Assis busca a liberação de verbas para a canoagem de Caxias
O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) assumiu a condição de interlocutor do esporte de alto rendimento para garantir a permanência da Seleção Brasileira Permanente de Canoagem em Caxias do Sul.
Publicado 30/06/2011 16:10 | Editado 04/03/2020 17:10
Diante da possibilidade de transferência da equipe, que estava sendo cogitada, Assis agendou audiência entre os secretários nacional de Esporte de Alto Rendimento, do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, e o municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier (PMDB). O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira em Brasília.
“Como havia comentários de que a seleção brasileira de canoagem poderia sair de Caxias, resolvemos intervir e pedir uma audiência com o secretário nacional para tratar deste tema. Mas o encontro serviu para tratarmos de outros investimentos para fortalecer os programas da conoagem e outras modalidades esportivas de alto rendimento”, acrescentou Assis.
O secretário nacional não só deu garantias de manter a seleção na cidade, como reforçou a intenção do governo federal de investir recursos no centro de canoagem para tornar Caxias referência regional nesta modalidade, servido de base para treinamento de atletas de outras cidades da Serra que se destaquem nesta área para projetá-los à categoria profissional.
O compromisso foi assumido quando Gremelmaier apresentou cópia do projeto protocolado junto ao Ministério do Esporte pela prefeitura de Caxias a partir de audiência com o ministro Orlando Silva (PCdoB) no ano passado, também a partir de articulação do deputado Assis. O projeto em questão projeta a aplicação de R$ 2 milhões no esporte de alto rendimento. O secretário municipal acrescentou ainda que hoje o centro de canoagem atende 500 crianças e adolescentes dentro do Programa Caxias Navegar.
Ao tomar conhecimento do projeto, imediatamente Leyser chamou a equipe técnica para tomar conhecimento do andamento da proposta e revelou para Assis e Gremelmaier que os trâmites estão avançados, embora não tenha indicado uma data para a liberação dos recursos. Leyser elogiou o trabalho de Caxias nesta área e destacou que está em plena sintonia com as políticas para o esporte de alto rendimento do governo federal, que atingem todas as modalidades olímpicas.
Ao final do encontro, Felipe e Assis entregaram a Leyser um folder da campanha de Caxias como possível centro de treinamento para seleções na Copa 2014. “A agenda foi extremamente positiva. Saímos bastante animado com a perspectiva de liberação em breve dos recursos do projeto que encaminhamos no ano passado quando o ministro Orlando esteve em Caxias”, anima-se Gremelmaier.
Assessoria dep. Assis Melo