Sem categoria

Livro Trabalho na Capital discute as opções de Brasília

O Ministério do Trabalho lançou esta semana, em Brasília, o livro Trabalho na Capital, organizado por Sadi Dal Rosso. “O livro é palco de debate para a questão do desenvolvimento de uma região metropolitna estruturada como cidade de serviços”, explica o organizador. Dentre as questões abordadas, está a opção de desenvolvimento da Capital Federal – abrir suas portas para a industrialização ou continuar na estrutura de serviços?

Livro Trabalho na Capital discute as opções de Brasília

Um dos autores dos textos de Trabalho na Capital é o pedagogo e pesquisador Robson Câmara. “Trata-se de uma iniciativa que busca trazer elementos para compreender melhor o Distrito Federal e os contornos que o trabalho assume numa sociedade capitalista, em particular na capital do Brasil”, disse ele.

O leitor poderá transitar por temas relacionados ao desenvolvimento e emprego, trabalho e desigualdades, crise e trabalho. E estudos sobre trabalhos produzidos na UnB, ou seja, um breve resumo sobre as produções sobre o tema no DF.

“Acredito que será bastante útil para quem busca compreender melhor a dinâmica econômica da Capital e seus desdobramentos sobre o tecido social de sua população, que vive do trabalho nos mais amplos setores”, comenta Robson.

O livro veio na esteira da discussão sobre os 50 anos de Brasília e da necessidade de fazer estudos, teóricos e empíricos, acerca dos efeitos da crise de 2008 na capital na perspectiva do mundo do trabalho. E também verificar a consequência disso nos mais diversos setores econômicos.

Segundo Sadi, o livro propicia uma “análise sistemática de pesquisas levadas a efeito em vários departamentos acadêmicos da Universidade de Brasília sobre questões diversas do trabalho. Análise e avaliação crítica de pesquisas constituem condição imprescindível para orientar a geração de futuros conhecimentos no campo do trabalho”.

Sadi é professor titular do Departamento de Sociologia da UnB e pesquisador 1 do CNPQ. Autor dos livros A jornada de trabalho na sociedade, O castigo de Prometeu e Mais trabalho! A intensificação do labor na sociedade contemporânea.

Robson, formado em pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, foi coordenador geral de Centro Acadêmico de Pedagogia e participou ativamente da organização da executiva maranhense de estudantes de pedagogia. Foi membro de uma gestão executiva nacional dos estudantes de pedagogia e membro da UJS durante toda a militância estudantil. Milita no PCdoB desde 1989. Em 2003 chegou a Brasília, onde iniciou a vida profissional e o mestrado na UnB.

De Brasília
Régia Vitória e Carlos Pompe