Sem categoria

Vacina gratuita contra HPV pode ser garantida a mulheres

Mulheres com idade entre nove e 45 anos poderão ter o direito de receber gratuitamente a vacina para imunização contra o papilomavírus humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o que prevê projeto aprovado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, nesta quinta-feira (30).

A ideia é oferecer para a população nessa faixa etária um aliado no combate ao HPV, vírus transmitido por contato sexual que vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero, explicou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora do projeto, que recebeu voto favorável da relatora, a senadora Ângela Portela (PT-RR).

A matéria seguirá agora para votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde receberá decisão terminativa. Se aprovado, irá diretamente para análise na Câmara dos Deputados.

Vanessa Grazziotin observa no projeto que o câncer de colo uterino é o segundo tumor maligno de maior incidência na população feminina no país, só perdendo para o câncer de mama. Citando dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), afirma que são estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano. Além disso, observa que a maior incidência ocorre entre mulheres de baixa renda e menor escolaridade nas regiões Norte e Nordeste.

Apesar dos altos custos associados a um programa abrangente de vacinação contra o HPV, a relatora, Ângela Portela, afirma que os avanços sociais e sanitários vão superar os gastos com ampla vantagem. Atualmente, a vacina é oferecida apenas em clínicas privadas, por preços nunca inferiores a R$ 600,00 pelas três doses necessárias e que podem chegar até R$ 1.500,00 em alguns estabelecimentos.

No debate, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) observou que pode ser difícil assegurar a vacina a toda a população feminina, de forma imediata, em país tão grande. Porém, salientou que nada impede que a vacina comece a ser aplicada, especialmente nas regiões onde se registra a maior incidência de infecção pelo HPV.

Serviço:
Atualmente o SUS disponibiliza gratuitamente o teste para identificação do HPV em 6.908 postos, localizados em 2.807 municípios brasileiros. O Ministério da Saúde também realiza campanha para esclarecer as formas de contaminação do vírus.

Fonte: Agência Senado