Jô destaca iniciativas do MEC para as mulheres

A deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) comemorou as decisões anunciadas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante audiência com as bancadas femininas da Congresso, que fortalecem a Educação no País. “A extensão da jornada com o Programa Mais Educação; a ampliação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que hoje chegam a R$ 10 bilhões, são algumas dessas iniciativas”, enumerou a parlamentar.

As parlamentares foram até Haddad para se inteirarem das políticas adotadas pelo Ministério da Educação voltadas à inclusão das mulheres no desenvolvimento nacional. Ou seja, as políticas de gênero, já que as mulheres são hoje a grande maioria das profissionais do setor educacional. Jô destacou que essa inclusão passa, necessariamente pela qualificação das mulheres para o mercado de trabalho.

O ministro anunciou a ampliação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), uma espécie de Prouni do ensino técnico, que pretende oferecer 8 milhões de vagas para formação de jovens do ensino médio e qualificação para os trabalhadores, até 2014. A disponibilização de mais recursos para o Fundeb, permitindo a incorporação da educação infantil e do ensino médio, também foram reiteradas pela deputada, dentro deste perfil da promoção de inclusão de gênero.

De Belo Horizonte,
Graça Borges