Centenário muito aguardado

 A Semana Centenária terá exposição, reinauguração da estátua do Padre Cícero, lançamento de livros e shows. A festa pelos 100 anos de Juazeiro do Norte será celebrada com nativos e romeiros que visitam a cidade.

 Juazeiro do Norte, a terra do Padre Cícero, celebra no próximo dia 22 seu centenário em meio a romaria pelos 77 anos da morte do sacerdote fundador do município cearense. Para comemorar os 100 anos a Prefeitura está organizando a Semana Centenária, que terá abertura no próximo dia 17, prosseguindo até 24, reunindo uma série de eventos.

O primeiro deles, na abertura oficial dos festejos, será um show do padre Reginaldo Manzotti, que está agendado para o parque de eventos Padre Cícero. A apresentação tem início previsto para às 19 horas do domingo, 17 de julho. A programação terá no dia 19, às 19 horas, o lançamento da coleção Centenário, composta por 20 livros que enfocam fatos históricos e inéditos da vida de Padre Cícero e da história do município caririense. A solenidade será no memorial Padre Cícero.

Coordenador Executivo da Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro, o secretário de Cultura, Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, lembra que a comemoração vai coincidir com o período de uma das maiores romarias que o município recebe.

O dia 20 de julho, data da morte de padre Cícero, atrai filhos do município que estão distantes e romeiros de todo o Brasil que chegam para louvar Padre Cícero pela data, o que ele avalia que será muito bom por esse momento histórico. Conforme diz, todos terão oportunidade de participar dos eventos que se realizarão em vários pontos do município.

 Inaugurações

A semana vai contar com inaugurações de obras pela administração municipal. Para o dia 21, está agendada a reinauguração da estátua que homenageia Padre Cícero, principal símbolo da cidade do Cariri, que foi submetida a uma reforma. 



Romeiros e juazeirenses também também poderão apreciar no decorrer do período a Exposição Padre Cícero e o Centenário de Juazeiro do Norte. O evento vai reunir fotos e objetos do sacerdote. O evento será dia 17 no Cariri Shopping.

 

Fonte: Diário do Nordeste