Sem categoria

Juventude reafirma compromisso com presidente Hugo Chávez

Jovens de toda a Venezuela realizaram neste domingo (3) uma grande marcha em Caracas para ratificar o compromisso com o governo venezuelano e o presidente Hugo Chávez. A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba participou da manifestação, ao lado de autoridades venezuelanas.

Participaram estudantes, desportistas, artistas, movimentos sociais, membros da Frente Francisco de Miranda e da Juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela.

Somaram-se à mobilização trabalhadores, crianças, adultos, idosos, deputados à Assembleia Nacional, membros do gabinete Executivo e visitantes estrangeiros, como a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba.

Em vários pontos do percurso, efetuado nas principais ruas, praças e avenidas de Caracas, foram instaladas arquibancadas nas quais as pessoas manifestaram seu respaldo ao processo revolucionário e a Chávez, que se recupera em Havana, Cuba, depois de duas intervenções cirúrgicas.

Esses espaços serviram também para dar mostras de atividades culturais, teatrais e musicais.

Durante sua intervenção no encerramento da marcha, o vice-presidente, Elias Jaua, destacou que a juventude venezuelana de todos os setores deve ser garantia do avanço e para evitar retrocessos.

"Só vocês podem fazer com que a revolução não morra, que viva para sempre, até a vitória final", afirmou.

O vice-presidente fez um chamamento aos jovens pela participação ativa na construção da nova sociedade.

Por sua parte, o chanceler, Nicolás Maduro, assinalou que como há 200 anos outros jovens se bateram contra os males de sua época por um território livre e em defesa da independência nacional, os de hoje são os encarregados de dar continuidade à revolução nos próximos 20 a 50 anos.

Maduro reiterou que o presidente Chávez está em Cuba, dedicado à recuperação, com o apoio de suas filhas, do povo e de milhjões de pessoas em todo o mundo, que lhe enviam energia.

Igualmente, pediu aos grupos da oposição respeito para com o chefe de Estado e o povo.

Por sua vez, Piedad Córdoba, qualificou como impressionante a mobilização e precisou que na Colômbia também há múltiplas expressões de solidariedade e apreço por Chávez.

A ex-senadora destacou que os discursos dos jovens durante a marcha são o testemunho do imenso carinho para com o mandatário. "O mais importante é que a semente de solidariedade e humanismo que Chávez e o comandante Fidel Castro semearam em toda a América está sempre aqui", enfatizou.

De Havana, Chávez enviou mensagens aos manifestantes: "Que Juventude Bolivariana! Posso vê-los, posso ouvi-los, posso vivê-los! Digamos com Bolívar, 200 anos depois: 'Vacilar é perder´. Venceremos, minha rapaziada!", escreveu em sua conta no microblog Twitter.

Em seguida, o presidente enviou outra mensagem: "Aqui estou, fazendo meus exercícios diários e recebendo esse banho de amor que me chega dessa Grande Marcha da Juventude! É o melhor remédio!", disse emocionado o líder da Revolução Bolivariana.

Prensa Latina