Encontro Estadual da CTB reune sindicalistas no Sinpro PE

No 3º Encontro Estadual da CTB, ocorrido no ultimo sábado (02), mais de 85 sindicalistas compareceram a sede do Sinpro PE, onde foi realizado o Evento. Na ocasião foram debatidos os temas sobre melhores condições de trabalho e definida a agenda de mobilizações para o segundo semestre. O encontro contou com a participação do vice-presidente nacional da CTB, Nivaldo Santana, da Deputada Federal Luciana Santos e do Deputado Estadual Luciano Siqueira.

3° Encontro estadual da CTB/PE

“Esse encontro tem uma enorme importância, sobretudo nesse momento em que Pernambuco atravessa uma fase de grande crescimento econômico. De incorporação ao mercado de trabalho de muitas categorias e de muitos trabalhadores novos e que reclamam a necessidade de sindicatos coesos, esclarecidos, atuantes e capazes de mobilizar suas bases em defesa dos interesses fundamentais dos trabalhadores”, disse o Deputado Estadual Luciano Siqueira.

Entre os temas debatidos, o mais abordado foi sobre a luta por melhorias nas condições de trabalho. As entidades sindicais tentam levar adiante a tese que prevê a redução da carga horária, alegando que a saúde dos trabalhadores depende, também, do seu momento de descanso e lazer. Com essa redução, os trabalhadores poderão passar mais tempo com a família, diminuindo o estresse, elevando a qualidade de vida e, por conseqüência, a produtividade no ambiente de trabalho.

Após o debate, foi realizada uma apresentação das atividades da CTB em Pernambuco e, no final, eleita a representação dos delegados e delegadas ao 1º Conselho Nacional da CTB. Pernambuco tem direito a sete delegados, sendo dois delegados(as) natos, e elegeu mais cinco delegados(as), dois dos Sindicatos Rurais e dois de Sindicatos Urbanos. O Sinpro PE vai com um representante.

Agenda

Já está pronta a agenda de mobilizações para o segundo semestre de 2011. Os eventos acontecerão em todas as regiões do país. A primeira mobilização já acontece na próxima quarta-feira (06), com o Congresso Nacional da CTB. São esperados representantes das cinco centrais sindicais, além de aproximadamente mil dirigentes sindicais de todo o país. A atividade da região sudeste, se dará com uma grande passeata na Avenida Paulista, em São Paulo, quando é esperado mais de 100 mil trabalhadores.

Do Recife,
Paulo Carrera