Deputadas pedem ao ministro estímulo para as mulheres no esporte
A bancada feminina da Câmara se reuniu na tarde/noite desta terça-feira (5) com o ministro do Esporte, Orlando Silva, para discutir os programas e ações do ministério voltados para as mulheres. O ministro manifestou o desejo de que o encontro não seja único e que a discussão dos temas prossigam para analise da inclusão da perspectiva de gênero no esporte.
Publicado 06/07/2011 17:42

O ministro concordou com as deputadas de que há um preconceito no futebol feminino e que os clubes não estimulam a prática do futebol feminino. “Para a gente avançar na questão de gênero no esporte, precisamos apostar no futebol feminino. Uma jogadora do porte da Marta, por exemplo, que foi considerada a melhor jogadora do mundo durante dois anos consecutivos, é uma raridade nesse universo. Podemos nos associar a ela para garantirmos mais visibilidade e estímulo à luta”, disse.
O ministro falou sobre os programas do Ministério do Esporte, destacando o Programa Mais Educação e 2º Tempo, que “estão de mãos dados e serão ofertados a 15 mil escolas. E disse ainda que de 2011 a 2014, 10.500 escolas terão equipamentos para prática de esporte refeitos ou instalados.
Outra preocupação das parlamentares que recebeu a concordância do ministro foi a necessidade da promoção de campanha de combate ao turismo sexual e exploração sexual infantil na divulgação dos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Orlando Silva anunciou que está sendo construído, em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, um Plano Nacional de combate ao turismo sexual e exploração sexual infantil em preparação para os dois campeonatos mundiais, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2014.
A coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Pietá (PT-SP), sugeriu ao ministro que o Ministério do Esporte organize uma Corrida e Caminhada pela Reforma Política paritária para as mulheres. E disse ainda que a bancada feminina quer acompanhar a execução dos projetos 2º Tempo e Praça da Juventude, projetos bastante procurados pelos/as prefeitos/as, para garantir maior participação das mulheres.
Orlando Silva também afirmou que pretende construir uma agenda com a bancada feminina e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, que pode incluir a realização de Audiência Pública para tratar da valorização do futebol Feminino, campanha para estimular a prática do futebol feminino e estabelecer contato com os meios de comunicação para articular a transmissão de jogos do futebol feminino.
A bancada feminina é composta por 47 deputadas. Participaram do encontro com o ministro 14 parlamentares, entre elas Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Alice Portugal (PCdoB-BA), Luciana Santos (PCdoB-PE), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Jô Moraes (PCdoB-MG), Rosane Ferreira (PV-PR), Luci Choinacki (PT-SC), Cida Borghetti (PP-PR) e Flávia Morais (PDT-GO).
De Brasília
Márcia Xavier