Sem categoria

Presidente eleito do Peru tem primeiro contato com os EUA

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, viajou nesta terça (05) para Washington para se reunir com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e outros funcionários do governo de Barack Obama.

Humala, que embarcou em companhia de sua esposa, Nadine Heredia, declarou que "há muitas expectativas" sobre a viagem e que, como em seus encontros anteriores com líderes da América do Sul, haverá uma agenda aberta de trabalho com as autoridades dos Estados Unidos.

O futuro mandatário se reuniria nesta quarta (06) de manhã com o secretário-geral da Organização dos Estado Americanos (OEA), o chileno José Miguel Insulza. Durante a tarde, ele será recebido por Hillary Clinton.

Entre os temas que serão discutidos deve se destacar a questão do narcotráfico, já que recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que o Peru ultrapassou a Colômbia na produção de folha de coca, embora este ainda lidere na fabricação de cocaína.

Esta é a primeira viagem de Humala aos Estados Unidos desde 2006 quando lhe foi negado um visto com alegação de razões políticas.

O retorno do presidente eleito a Lima está previsto para a quinta-feira à noite. Ele assumirá a presidência do Peru em 28 de julho.

Fonte: Ansa