Sem categoria

Índia e Paquistão preparam terreno para diálogo entre chanceleres

Antes do encontro dos chanceleres, no final de julho, dois grupos de trabalho, um da Índia e outro do Paquistão, debaterão separadamente o conflito de mais de meio século em torno da Caxemira e apontarão medidas para controle e segurança de seu armamento nuclear. O acordo foi divulgado nesta quinta (7) por jornais locais, segundo os quais, as comissões vão formular propostas de aproximação de interesses e fomentar a confiança entre as nações vizinhas e rivais.

A confiança mútua será construída a partir de negociações e ações, como a de reabrir os consulados nas principais cidades e restabelecer o pessoal diplomático ao nível normal de embaixadas.

Outra concordância refer-se à reabertura de um  consulado geral da Índia em Karachi e um consulado geral do Paquistão em Bombaim, de acordo com modalidades que ainda serão definidas.

O pessoal das embaixadas dos dois países foi reduzido depois da última crise, provocada pelo ataque ao Parlamento indiano em dezembro de 2001 por militantes apoiados, segundo a Índia, pelo Paquistão.

A Caxemira, território com maioria muçulmana dividido entre Índia e Paquistão desde a divisão do subcontinente em 1947, é reivindicada pelos dois países em sua totalidade, o que provocou as três guerras.

Fonte: Agências