Sem categoria

Senado aprova tratado que cria a Unasul: decisão final

O tratado que cria a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) foi ratificado pelo Plenário do Senado esta semana. A Unasul integra os países do continente nas áreas cultural, social, econômica e política. “Esse é um grande sonho de integração das nações latino-americanas. Um marco histórico para a política de relações exteriores, com a aprovação em definitivo da Unasul nessa sessão de hoje”, comemorou o senador Anibal Diniz (PT-AC), relator da matéria na Comissão de Relações Exteriores (CRE).

O tratado que instituiu a Unasul criou também uma secretaria geral e três conselhos: o primeiro conta com chefes de Estado e de governo, o segundo é formado por ministros das Relações Exteriores, e o terceiro, por representantes dos países.

Leia também:
Conselho de Segurança da Unasul debate protocolo de paz

Cúpula da Unasul é convocada para reunião em Lima
 

Conforme o documento, assinado em 23 de maio de 2008, durante a Terceira Cúpula de Chefes de Estado, em Brasília, os países da América Latina e do Caribe poderão aderir à Unasul na condição de Estados associados

Segundo o então ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a Unasul também objetiva propor medidas em educação, energia, infraestrutura e meio ambiente, buscando "eliminar a desigualdade social, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias entre os países".

A sede da Unasul é em Quito, Equador. A população conjunta dos 12 membros da Unasul, em 1º de julho de 2010, foi estimada em 396,3 milhões de habitantes.