Especialista em dívida pública fará palestra em Porto Alegre
As origens da dívida pública brasileira, o tamanho desse endividamento e as contas da previdência serão temas abordados pela auditora fiscal da Receita Federal, Maria Lúcia Fattorelli, em palestra realizada capital gaúcha. A atividade é destinada a servidores públicos e interessados no tema e procura esclarecer os mitos do “rombo” da Previdência, e da falta de recursos para investimentos em Educação e Saúde.
Publicado 11/07/2011 11:32
Segundo Maria Lúcia, que é uma das maiores especialistas em dívida pública no Brasil, o montante de recursos destinados ao pagamento da dívida, em 2010, chegou a 45%do Orçamento Geral da União. Algo em torno de R$ 635bi, ante R$ 40bi investidos em Educação. Ela também analisa a política do governo de controle da inflação.
A palestra ocorre nesta terça-feira (12), às 14 horas, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110). A entrada é franca, sem necessidade de inscrição prévia. A atividade é organizada e promovida pela Assufrgs, associação que representa os servidores da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre). Os técnico-administrativos destas universidades e de outras 47 Instituições Federais de Ensino Superior estão em greve, reivindicando que melhorais salariais e recursos para a Educação sejam incluídos no mesmo orçamento comprometido com o pagamento da dívida.
Maria Lúcia Fattorelli também é coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, movimento que tem por objetivo estudar o processo histórico de endividamento do Brasil,esclarecer seus efeitos e promover ações para reduzir os recursos destinados a esse pagamento.
Serviço
Palestra com Maria Lúcia Fattorelli
Terça-feira (12), às 14 horas
Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)