Parlamentares elogiam OAB pelo apoio ao diploma de jornalista

Reforço feminino na nova etapa da campanha pela aprovação das Propostas de Emenda Constitucionais (PECs) que retomam a exigência do diploma de graduação para o exercício da profissão de jornalista.

Por meio de pronunciamentos, a deputada estadual Eliane Novais (PSB) e a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) elogiaram o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pela decisão de apoiar às PECs, anunciada no dia 4 de julho.

Da tribuna da Assembleia Legislativa, Eliane Novais reafirmou, na última semana, apoio às PECs que dispõem sobre a obrigatoriedade do diploma de graduação em Comunicação Social para exercer a função de jornalista. Correligionário da deputada, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) é o autor da PEC 33/2009, que aguarda apenas decisão do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para que seja submetida a votação.

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) também destacou a decisão do Conselho Federal da OAB, que definiu o apoio às PECs, com o voto favorável de 17 delegações estaduais da OAB, dentre elas a do Ceará. Ela parabenizou a luta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) e dos demais sindicatos da categoria em defesa do diploma.

O relator da PEC 33/2009 é o senador Inácio Arruda (PCdoB), correligionário da vereadora. A decisão da OAB favorável às PECs já havia sido comemorada, na última semana pelos deputados federais Chico Lopes (PCdoB) e José Airton Cirilo (PT). Ambos defenderam a votação, pela Câmara dos Deputados, da PEC 386/2009, de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).

Fonte: Sindjorce