AL fará Audiência Pública sobre hospital regional em Cruz Alta

A Assembléia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul, através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente confirmou para o dia 8 de Agosto, Audiência Pública em Cruz Alta, para tratar da implantação de um Hospital Público Regional.

Bebeta - Cruz Alta - Divulgação

Esta Audiência é fruto da reunião que aconteceu na semana passada em Porto Alegre entre a Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, que defende a criação do Hospital e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que manifestou apoio e está engajada nessa luta por entender a importância da implantação de um Hospital Público Regional, que irá qualificar o atendimento a população e diminuir os elevados gastos das Prefeituras com hospitais de municípios distantes.

De acordo com a Presidente da Comissão Especial, vereadora Elisabeth Zavaglia Silva, a Professora Bebeta do PCdoB, a implantação do Hospital Público Regional depende do empenho de toda a comunidade e dos agentes políticos das diferentes esferas, tanto dos Poderes Executivos como Legislativos, como é o caso da Assembléia Legislativa que nesta reivindicação vêm fortalecer a luta pela melhoria da saúde em nossa região.

Uma das grandes carências na região é a falta de leito neonatal para os nascimentos prematuros ou partos de risco, sendo que com o Hospital Público Regional poderá mudar esta realidade. De acordo com Bebeta, “os recém-nascidos prematuramente que necessitam de leitos de UTI Neonatal dependem de vagas em municípios de regiões de referência e que na maioria das vezes não tem e quando existem são muito distantes. Portanto, precisamos de serviços que atendam melhor as mães e suas crianças”, argumentou a vereadora.

Já a deputada estadual Marisa Formolo, Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia, que confirmou a Audiência Pública para as 17 horas do dia 8 de Agosto do corrente ano, relatou que é necessária à realização de um levantamento macrorregional a fim de definir, entre os municípios, a divisão do atendimento de baixa, média e alta complexidade, levando-se em conta a estrutura hospitalar de cada município da região. Segundo Marisa “estes dados irão fortalecer a necessidade do hospital na região e também como subsídio para a discussão de um modelo de atendimento à saúde através de consórcio entre os municípios”, concluiu a deputada.

De Cruz Alta,
Rodrigo Luz